marca concurso jovem jornalista

Participe do Concurso Cultural Jovem Jornalista 2024 e mostre ao mundo seu talento. Esta é a sua chance de brilhar, conectar-se com outros jovens e dar voz à sua geração. Não deixe essa oportunidade passar.

INSCREVA-SE

Inscrição

Regulamento

Nesta seção, você encontrará todas as regras e diretrizes para garantir uma participação bem-sucedida no Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2024. É fundamental que todos os participantes e responsáveis leiam atentamente as informações a seguir para assegurar o cumprimento dos requisitos e condições estabelecidos. Atenção: O não cumprimento das regras e diretrizes descritas neste regulamento resultará na desclassificação automática do trabalho. Certifique-se de seguir todas as instruções e prazos para evitar qualquer problema.

Ver o regulamento completo

Orientações

Veja orientações sobre como desenvolver seu material de acordo com a categoria que irá participar:

Confira as orientações

Premiação por lugar

Aluno

Notebook e placa de acrílico

Professor

Hospedagem em resort e placa de acrílico

Notebook

Aluno

Tablet e medalha

Professor

Notebook e medalha

Tablet

Aluno

Smartphone e medalha

Professor

Tablet e medalha

Smartphone

O concurso

É RESTRITO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARCEIRAS E ESTADUAIS DA BAHIA.

O Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2024, promovido pelo Grupo A TARDE em parceria com o Programa A TARDE Educação, é uma iniciativa exclusiva para alunos (as) e professores das escolas parceiras municipais e estaduais da Bahia. Nosso objetivo é estimular a formação de jovens leitores e autores, utilizando os meios de comunicação como ferramentas para expandir suas perspectivas sobre o mundo.

Sem fins lucrativos, o CCJJ foi criado para incentivar estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a se engajarem na produção de conteúdo jornalístico, como videorreportagem, artigo de opinião e tirinhas. O concurso busca estreitar a relação entre sociedade, espaços educativos e o universo do jornalismo, proporcionando aos jovens a oportunidade de expressarem suas ideias e opiniões de forma criativa e crítica.

Este ano, o tema escolhido é “Sou digital, mas minha inteligência não é artificial”, convidando os participantes a explorarem a interseção entre tecnologia e humanismo em suas produções.

Etapas

  • ícone de abertura
    26/08

    Abertura das inscrições

  • ícone de encerramento
    18/10

    Encerramento das inscrições

  • ícone de finalistas
    25/10

    Divulgação dos finalistas

  • ícone de resultados
    01/11

    Resultado final

  • ícone de premiação
    12/11

    Premiação

Foto de garotinha segurando um celular

Sou Professor(a)

Seja bem-vindo(a), professor(a)! Sua orientação é essencial no processo de inscrição do aluno no concurso. Para facilitar o processo de inscrição dos alunos, siga os passos abaixo:

  • 1

    Baixe a planilha de inscrição, e preencha os dados dos alunos conforme indicado;

  • 2

    Certifique-se de nomear corretamente os arquivos das produções e consolidá-los em um único arquivo em PDF antes do envio;

  • 3

    Após preenchimento da planilha, envie-a juntamente com os arquivos das produções dos alunos. Todos os trabalhos devem ser organizados e enviados em um único arquivo PDF

Lembre-se de seguir todas as orientações para garantir a inscrição dentro do prazo estabelecido. Agradecemos a colaboração.

Baixe aqui a Planilha Modelo para Inscrição
Foto de professora

Dúvidas

Esse concurso é para todos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais parceiras do programa A TARDE Educação e estaduais da Bahia.

Infelizmente não, esse concurso é restrito aos alunos das escolas municipais parceiras do programa A TARDE Educação e estaduais do Estado da Bahia.

Salvador

É necessário ter no mínimo seis anos de idade. Não há idade máxima, desde de que esteja matriculado nos modalidades de ensino já mencionadas, e vinculadas ao estado ou municípios parceiros do programa A TARDE Educação.

Sim, caso o ganhador esteja impossibilitado de participar da cerimônia, não perderá o direito de receber seu prêmio.

Apenas uma categoria para alunos. Já o professor/orientador pode acompanhar nos diversos níveis de ensino que leciona.

Sim, inscrições que não constarem o nome do professor serão desclassificadas.

Sim, o professor pode orientar alunos de todas as categorias.

Os finalistas serão escolhidos por uma comissão julgadora especialista nos produtos enviados.

Não, são feitas exclusivamente por este site, na aba ‘inscrições’.

Não, o autor só pode enviar um material por categoria. Quem mandar mais de um por categoria, só será validado o último.

Histórico

Foto do concurso 2014
2014

Um Furo de Notícia

Com o tema “Um Furo na Notícia”, a 2ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista desafiou os jovens a explorarem o conceito de exclusividade na informação, nas categorias de videorreportagem e tirinhas. Essa edição foi marcada pela ênfase, na rapidez e precisão do jornalismo.

Foto do concurso 2015
2015

História de Vida

A 3ª edição do concurso trouxe o tema “História de Vida”, com 4 categorias: videorreportagem, tirinhas e artigo de opinião e reportagem escrita. O evento destacou a importância de compartilhar histórias pessoais e coletivas, premiando os melhores trabalhos em seis colocações.

Foto do concurso 2017
2017

Leitura Saudável na Era Digital

Na 4ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista, com o tema: “Leitura Saudável na Era Digital”, os participantes foram desafiados a criar conteúdo em três categorias: videorreportagem, tirinhas e artigo de opinião. Alunos e professores foram premiados em três colocações, celebrando a criatividade e a inovação na produção jornalística.