Participe do Concurso Cultural Jovem Jornalista 2024 e mostre ao mundo seu talento. Esta é a sua chance de brilhar, conectar-se com outros jovens e dar voz à sua geração. Não deixe essa oportunidade passar.
saiba mais INSCREVA-SENesta seção, você encontrará todas as regras e diretrizes para garantir uma participação bem-sucedida no Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2024. É fundamental que todos os participantes e responsáveis leiam atentamente as informações a seguir para assegurar o cumprimento dos requisitos e condições estabelecidos. Atenção: O não cumprimento das regras e diretrizes descritas neste regulamento resultará na desclassificação automática do trabalho. Certifique-se de seguir todas as instruções e prazos para evitar qualquer problema.
Ver o regulamento completoVeja orientações sobre como desenvolver seu material de acordo com a categoria que irá participar:
Confira as orientaçõesNotebook e placa de acrílico
Hospedagem em resort e placa de acrílico
Tablet e medalha
Notebook e medalha
Smartphone e medalha
Tablet e medalha
É RESTRITO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARCEIRAS E ESTADUAIS DA BAHIA.
O Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2024, promovido pelo Grupo A TARDE em parceria com o Programa A TARDE Educação, é uma iniciativa exclusiva para alunos (as) e professores das escolas parceiras municipais e estaduais da Bahia. Nosso objetivo é estimular a formação de jovens leitores e autores, utilizando os meios de comunicação como ferramentas para expandir suas perspectivas sobre o mundo.
Sem fins lucrativos, o CCJJ foi criado para incentivar estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a se engajarem na produção de conteúdo jornalístico, como videorreportagem, artigo de opinião e tirinhas. O concurso busca estreitar a relação entre sociedade, espaços educativos e o universo do jornalismo, proporcionando aos jovens a oportunidade de expressarem suas ideias e opiniões de forma criativa e crítica.
Este ano, o tema escolhido é “Sou digital, mas minha inteligência não é artificial”, convidando os participantes a explorarem a interseção entre tecnologia e humanismo em suas produções.
Abertura das inscrições
Divulgação dos finalistas
Resultado final
Premiação
As Tirinhas são pequenas narrativas que misturam linguagem verbal com linguagem não-verbal. Usualmente, há questionamentos sobre os efeitos de humor que decorrem das quebras de expectativa do penúltimo para o último quadro da tirinha, portanto, é preciso atentar para essas partes principais da pequena narrativa.
É um formato jornalístico onde um único profissional executa todos os processos, da operação da câmera até a edição do vídeo - filmagem, entrevista, edição etc. Neste formato, o repórter faz improvisos e dirige o próprio trabalho do começo ao fim.
É um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Seja bem-vindo(a), professor(a)! Sua orientação é essencial no processo de inscrição do aluno no concurso. Para facilitar o processo de inscrição dos alunos, siga os passos abaixo:
Baixe a planilha de inscrição, e preencha os dados dos alunos conforme indicado;
Certifique-se de nomear corretamente os arquivos das produções e consolidá-los em um único arquivo em PDF antes do envio;
Após preenchimento da planilha, envie-a juntamente com os arquivos das produções dos alunos. Todos os trabalhos devem ser organizados e enviados em um único arquivo PDF
Lembre-se de seguir todas as orientações para garantir a inscrição dentro do prazo estabelecido. Agradecemos a colaboração.
Baixe aqui a Planilha Modelo para InscriçãoCom o tema “Um Furo na Notícia”, a 2ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista desafiou os jovens a explorarem o conceito de exclusividade na informação, nas categorias de videorreportagem e tirinhas. Essa edição foi marcada pela ênfase, na rapidez e precisão do jornalismo.
A 3ª edição do concurso trouxe o tema “História de Vida”, com 4 categorias: videorreportagem, tirinhas e artigo de opinião e reportagem escrita. O evento destacou a importância de compartilhar histórias pessoais e coletivas, premiando os melhores trabalhos em seis colocações.
Na 4ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista, com o tema: “Leitura Saudável na Era Digital”, os participantes foram desafiados a criar conteúdo em três categorias: videorreportagem, tirinhas e artigo de opinião. Alunos e professores foram premiados em três colocações, celebrando a criatividade e a inovação na produção jornalística.